Agência Panafricana de Notícias

França defende consolidação de democracia na Argélia

Paris- França (PANA) -- O ministério francês dos Negócios Estrangeiros exprimiu quinta-feira a sua dedicação à consolidação da democracia na Argélia.
"Como sabem, a eleição presidencial prevista para 9 de Abril próximo na Argélia oporá seis candidatos à magistratura suprema argelina, dos quais o Presidente cessante, Abdelaziz Bouteflika", declarou o porta-voz da referida instituição, designada também Quai d'Orsay, Eric Chevallier durante uma conferência de imprensa.
França manifestou esta posição em reação à decisão de vários partidos políticos argelinos de boicotar o escrutínio presidencial supracitado alegando a falta de condições de transparência e regularidade.
Chevallier sublinhou que a Argélia não solicitou o envio de observadores da União Europeia (UE) mas aceitou os da União Africana (UA) e da Organização Internacional da Conferência Islâmica (OCI).
"Estamos naturalmente dedicados à consolidação da democracia na Argélia e à realização das próximas eleições", indicou o responsável francês, acrescentando que o seu país espera construir uma "parceria de excepção" com a Argélia.