França dá ajuda alimentar de emergência ao Mali
Bamako, Mali (PANA) – A França disponibilizará uma ajuda alimentar de emergência de 1,3 biliões de francos CFA (cerca de um milhão e 981 mil e 837 euros), para reduzir os efeitos nefastos da covid-19 (coronavírus) sobre as populações, nomeadamente no norte e centro do país, soube a PANA de fonte oficial.
Uma convenção relativa a esta assistência alimentar foi assinada quinta-feira em Bamako, entre o embaixador da França no Mali, Joel Meyer, a representante do Programa alimentar Mundial (PAM), Silvia Caruso, sob a presidência do primeiro-ministro maliano, Boubou Cissé.
Esta ajuda, a ser disponibilizada através do PAM e da Organizaçao Não Governamental (ONG) Ação para a Fome, beneficiará mais de 60 mil pessoas afetadas pela insegurança nas regiões do norte e centro do Mali, de acordo com a fonte.
O gesto é uma resposta a um apelo lançado a 8 de abril último pelo Governo maliano aos parceiros técnicos e financeiros do Mali, para uma ajuda alimentar e nutricional a favor deste último.
Intervindo no termo da cerimónia de assinatura da convenção, Boubou Cissé agradeceu ao Governo francês esta ajuda bem como aos organismos encarregues da sua aplicação.
Por sua vez, o embaixador francês aproveitou a ocasião para anunciar que o seu país mobilizará, nos próximos dias, dois milhões de euros suplementares para o Mali no quadro da segunda fase da sua ajuda alimentar a favor do Mali.
-0- PANA GT/JSG/MAR/DD 15maio2020