Agência Panafricana de Notícias

França considera terrorismo ameaça direta para Europa

Túnis, Tunísia (PANA) - O terrorismo tornou-se numa ameaça direta à Europa, declarou sábado em Madrid (Espanha) o primeiro-ministro francês, Manuel Valls.

"A Líbia constitui um potencial perigo direto para a Europa, depois da Organização do Estado Islâmico ter conseguido instaurar um novo santuário para o jihadhismo terrorista na outra margem do Mediterrâneo", declarou o chefe do Governo francês, preconizando a instauração de estratégia de defesa para conter todas as ameaças.

Revelou que os homens que veiculam ideias extremistas são cerca de três mil e evoluem no solo francês, afirmando que "a corrente islamista extremista nos declarou a guerra".

O primeiro-ministro francês advogou uma ação rápida com vista a garantir uma proteção mais forte das fronteiras europeias graças à instauração dum cartão de embarque comum para voos aéreos e medidas de supervisão na entrada do espaço Schengen.

Instou os socialistas democratas europeus a trabalharem em várias frentes para impedir a propagação deste fenómeno com campanhas sobre valores que rejeitam o terrorismo reforçando os meios de luta contra este flagelo.

-0- PANA AD/IN/BEH/MAR/DD 22fev2015