Agência Panafricana de Notícias

França congratula-se com investidura do novo Presidente maliano eleito

Bamako, Mali (PANA) - O Presidente francês, François Hollande, congratulou-se quinta-feira em Bamako com a investidura do seu novo homólogo maliano, Ibrahim Boubacar Keita.

Discursando durante esta cerimónia, Hollande qualificou o evento de "grande vitória que estamos a festejar hoje", acrescentando que o seu país "se orgulha de ter contribuído para esta vitória".

"Garantimos a segurança no norte e contribuímos para a organização das eleições presidenciais cujos resultados são incontestáveis", regozijou-se o chefe de Estado francês diante de dezasseis estadistas africanos, dos quais o rei marroquino Mohammed VI, e várias outras personalidades.

Ele recordou que França pagou um pesado tributo para a libertação do Mali, aludindo aos sete militares franceses mortos e a vários outros feridos durante a guerra contra islamitas que haviam ocupado o norte do Mali durante vários meses.

Prometeu que o seu país permanecerá ao lado do Mali enquanto for ameaçado, apelando no entanto aos Africanos para garantirem a sua própria segurança.

Por sua vez, os Presidentes Alassane Ouattara da Côte d'Ivoire, Idriss Deby Itno do Tchad, país que largamente contribuiu para a debandada dos islamitas no norte do Mali, e o rei Mohammed VI, felicitaram o novo chefe de Estado maliano, garantindo-lhe o seu pleno apoio.

Ao tomar a palavra, o novo Presidente maliano eleito saudou todos os países africanos e a comunidade internacional por terem socorrido o Mali numa altura extremamente difícil da sua história, marcada pela violência cometida no norte do seu território por islamitas.

-0- PANA GT/TBM/IBA/DD 20septembro2013