Agência Panafricana de Notícias

França congratula-se com admissão do Sudão Sul no seio da União Africana

Paris, França (PANA) – França saudou a admissão do Sudão Sul como 54º país-membro da União Africana (UA), declarou esta sexta-feira em Paris o porta-voz do Ministério francês dos Negócios Estrangeiros, Bernard Valero.

Falando em conferência de imprensa, o responsável francês enalteceu o «papel notável » desempenhado pela UA na preparação da independência do Sudão Sul e nas negociações inter-sudanesas sob a égide do seu painel liderado pelo ex-Presidente sul-africano, Thabo Mbeki.

« França encoraja as autoridades do Sudão e do Sudão Sul a prosseguirem com estas negociações, sob os auspícios do Painel da UA, a fim de chegar a uma resolução rápida das discussões sobre todas as modalidades e as suas relações e a sua cooperação », acrescentou Valero.

Ele indicou que o seu país transformará, nas próximas semanas, o seu Consulado Geral de Juba, a capital do Sudão Sul, numa Embaixada de França.

Após ter oficialmente proclamado a sua independência a 9 de julho corrente, o Sudão Sul foi igualmente admitido como 193º país-membro da Organização das Nações Unidas (ONU).

-0- PANA SEI/AAS/FK/DD 29julho2011