Agência Panafricana de Notícias

França condena tentativa de golpe de Estado na Guiné-Bissau

Paris, França (PANA) – França condenou « com a maior firmeza » a tentativa de golpe de Estado perpetrada segunda-feira na Guiné-Bissau, declarou esta terça-feira em Paris o porta-voz do Ministério francês dos Negócios Estrangeiros, Bernard Valero.

Falando em conferência de imprensa, Valero exprimiu a «desaprovação total » do seu país do uso de armas pesadas durante a tentativa de controlo do Estado-Maior General das Forças Armadas do país por soldados amotinados.

« Consideramos que a violência política não é a via apropriada para resolver questões políticas. França deplora as perdas de vidas humanas provocadas por esta tentativa de golpe de Estado e espera um regresso rápido à calma no país”, prosseguiu Valero.

Vários oficiais implicados na tentativa de golpe de Estado, incluindo o chefe do Estado-Maior da Marinha, José Américo Bubo Na Tchuto, foram detidos.

Há vários anos, a Guiné-Bissau sofre duma instabilidade política crónica exacerbada pelo assassinato, em março de 2009, do Presidente João Bernardo "Nino" Vieira e do chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Batista Tagme Na Waie.

-0- PANA SEI/AAS/FK/TON 27dez2011