Agência Panafricana de Notícias

França condena ataque contra seu cônsul honorário em Benghazi

Tripoli, Líbia (PANA) – França condenou vigorosamente, num comunicado do seu Ministério dos Negócios Estrangeiros, o ataque armado contra o seu cônsul honorário e a sua esposa, quinta-feira à noite, em Benghazi , no leste da Líbia.

No comunicado, o Governo francês afirma o seu apoio às autoridades locais nos seus esforços para instaurar a estabilidade e garantir a segurança.

« França condena com veemência a tentativa de assassinato que visou Jean Dufirche e exprime o seu apoio e a sua simpatia a ele e à sua família », lê-se na nota divulgada pela Embaixada de França em Tripoli.

« A Líbia faz face a um grande desafio após 42 anos de ditadura e oito meses de confrontos. Esta situação faz com que a instauração e a manutenção da segurança estejam entre as prioriadades para o desenvolvimento do país e a instalação duma governação justa”, acrescenta o comunicado.

Homens armados dispararam quinta-feira à noite contra a viatura do cônsul que regressava ao seu domicilio em companhia da sua esposa.

O casal, miraculosamente saído indemne do ataque, deixou a Líbia sexta-feira para a Tunísia.

Este ataque é o segundo contra os interesses franceses na Líbia, após o atentado com viatura armadilhada que visou em abril último a embaixada de França em Tripoli, ferindo dois gendarmes franceses e fazendo importantes danos nas instalações da representação diplomática.

-0- PANA AD/IN/JSG/SOC/FK/TON 07julho2013