Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A França compromete-se a apoiar o Burkina Faso na luta contra o terrorismo, uma vez que as relações diplomáticas entre os dois países estão 3 tensas nos últimos meses, declarou terça-feira a secretária de Estado francesa, Chrysoula Zacharopoulou.
"Concordamos com o Presidente (Ibrahim) Traoré em avançarmos juntos. A França está pronta para avançar com o Burkina Faso", reiterou Zacharopoulou durante um briefing com imprensa no final de uma audiência que lhe concedeu o capitão Ibrahim Traoré.
Deu a conhecer que a França continua comprometida em todos os planos e a todos os níveis e nas formas desajadriamas pelas autoridades do Burkina Faso.
“Compartilhamos coisas, o desejo do meu país é continuar e reforçar esta parceria”, disse.
"Definimos os termos da nossa parceria juntos. A questão da segurança e da ajuda humanitária são emergências", disse, acrescentando que a Força Especial Francesa está no Burkina Faso desde 2013, a pedido dos países da região.
"Estamos prontos para continuarmos o nosso compromisso numa nova estrutura. Não é uma questão de combater o terrorismo no lugar dos nossos parceiros, mas de o fazermos juntos", disse.
-0- PANA TNND/IS/SOC/MAR/DD 11janeiro2023