Agência Panafricana de Notícias

França chamada a intervir para extradição de ex-chefe de Serviços Secretos líbios

Tripoli, Líbia (PANA) – Anoud el-Senoussi, filha do ex-responsável dos Serviços Secretos líbios, Abdallah el-Senoussi, solicitou, quinta-feira, a ajuda das autoridades francesas a fim de obter a transferência do seu pai da Líbia para o Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia (Países Baixos) para um julgamento equitativo, noticiou sexta-feira a imprensa local.

Anoud el-Senoussi, que está em Paris (França) para pedir a ajuda de França, disse recear «a eliminação física do seu pai no interior da cadeia”.

Ela afirmou que o seu pai está a sofrer torturas no interior da cadeia sem cobertura médica, nem defesa durante o seu julgamento.

Defendeu que o seu pai não desempenhou nenhum papel nos eventos ocorridos na prisão de Abou Selim e de Benghazi (nordeste) durante os quais dezenas de manifestantes civis morreram em 2011.

Abdallah el-Senoussi, em detenção atualmente na Líbia, é também objeto de um mandado de captura internacional emitido pelo TPI que o acusa de crimes contra a humanidade durante a liderança de Muamar Kadafi, derrubado em agosto de 2011 após 42 anos de poder absoluto na Líbia.

No entanto, o Tribunal Penal Internacional aceitou o seu julgamento na Líbia, contrariamente a Saïf al-Islam, filho de Kadafi, cuja transferência continua a ser reclamada pela mesma jurisdição.

-0- PANA AD/IN/JSG/FK/DD 07dez2013