Libreville, Gabão (PANA) – A empresa petroleira francesa, Perenco, assinou terça-feira última três novos Contrato de Exploração e Partilha de Produção (CEPP) com o Estado gabonês para um investimento de 55 biliões de francos CFA, ou seja cerca de 90 milhões de dólares americanos, soube a PANA junto do ministério do Petróleo, Gás e Hidrocarbonetos e Minas.
Os três campos, duma superfície total de cinco mil e 161 quilómetros quadrados, são situados na sub-baixa norte do domínio petroleiro onshore, na província de Ogooué-Marítima.
Os documentos foram assinados conjuntamente pelo ministro do Petróleo, Vincent de Paul Massassa, pelo seu colega da Economia e Finanças, Jean-Marie Ogandada, e pelo diretor-geral adjunto de Perenco Gabão, Baptiste Breton.
O primeiro CEPP abrange o bloco Ezila n.°G4-260 ; o segundo, Onembe o bloco n.°G4-261, e o terceiro, o bloco Evaro n.° G4-262.
Na sua vontade de aumentar a sua produção petroleira, o Gabão pretende reativar a promoção do 12.º apelo de concurso, cujo lançamento foi iniciado em novembro de 2018 na cidade do Cabo, na África do Sul.
-0- PANA LAW/JSG/SOC/MAR/DD 19fev2020