Agência Panafricana de Notícias

França aproxima-se de opositores congoleses

Paris, França (PANA) – Vários opositores ao regime do Presidente congolês, Joseph Kabila, foram convidados pela Presidência da República francesa para participar no desfile de 14 de julho em França, anunciou segunda-feira à PANA o presidente da delegação francesa do Movimento para a Libertação do Congo (MLC, oposição), Emmanuel Ikabanga.

« A participação no desfile foi seguida por uma discussão interessante com Clément Clerc, um responsável dos dossiês sobre África no Eliseu (Presidência francesa). Para nos, é incontestavelmente um gesto de boa vontade de (Nicolas) Sarkozy para a oposição congolesa, sobretudo neste ano de escrutínio presidencial”, considerou o opositor congolês presente no desfile de 14 de julho em alusão à festa da independência de França.

O convite do Eliseu aos opositores congoleses intervém algumas semanas apenas após os apelos reiterados do Ministério francês dos Negócios Estrangeiros para eleições presidenciais transparentes e democráticas na RD Congo em novembro.

França opôs-se ao pedido de Kinshasa no Conselho de Segurança das Nações Unidas de reduzir os efetivos da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Congo (MONUSCO), alegando que os capacetes azuis devem participar na segurança das presidenciais.

-0- PANA SEI/JSG/MAR/TON 18julho2011