França apoia setor da educação na Guiné-Conakry
Conakry, Guiné (PANA) - A Guiné-Conakry e França, através da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), assinaram terça-feira um acordo de financiamento no valor total de 33.581.000 euros, para o setor da educação guineense, apurou a PANA quarta-feira de fonte oficial.
De acordo com um comunicado oficial, o ministro guineense da Economia e Finanças, Mamadi Camara, e o embaixador de França, Jean-Marc Grosgurin, assinaram os vários documentos na presença de vários ministros, nomeadamente dos setores da Educação.
A AFD igualmente desembolsou uma segunda dotação de 34 milhões de euros adicionais para financiar a primeira fase 2020-2024 do Programa decenal de Educação da Guiné (ProDEG 2020-2029).
Este apoio da AFD completa assim o financiamento anterior de 27,5 milhões de euros destinados a todo o setor da educação (do pré-escolar ao ensino superior, do ensino técnico à formação profissional) e à aprendizagem para a juventude guineense.
A AFD desembolsou 139,8 milhões de euros em 2019 na Guiné nos setores prioritários do desenvolvimento local e rural, educação e formação profissional, energia e água, saúde, preservação ambiental, ONG e apoio ao setor privado.
Presente na Guiné desde 1979, a AFD lançou, em abril último, a iniciativa "Covid-19 Santé en commun", e apoia o plano de resposta nacional através de vários projetos que representam mais de 15 milhões de euros.
-0- PANA AC/JSG/DIM/IZ 08julho2020