França apoia luta contra Covid-19 no Gabão
Libreville, Gabão (PANA) – O Gabão recebeu uma ajuda de três biliões e 200 milhões de francos CFA (mais de quatro milhões mil euros) da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para a luta contra a propagação do coronavírus (Covid-19), soube a PANA sexta-feira junto da instituição francesa.
Tendo em conta a urgência da luta contra o Covid-19, a AFD deve alocar de novo, parcialmente, fundos do Projeto de Apoio ao Setor Saúde Fase 2 (Pass 2), em curso de execução, para disponibilizar 3,2 biliões de francos CFA (mais de 4,8 milhões de euros).
Em 2017, a AFD consagrou 10,4 biliões de euros ao financiamento de projetos em países em desenvolvimento emergentes, e a favor de países ultramarinos franceses, um engajamento em aumento de 10 por cento em relação ao ano de 2016.
O Grupo AFD financia e acompanha cerca de três mil e 600 projetos de desenvolvimento.
Outros projetos financiados pela AFD no quadro da iniciativa "Covid-19 Saúde em comum” são a rede de vigilância epidemiológica e gestão de alertas no Oceano Índico (dois milhões de euros), apoios aos Institutos Pasteur em África para a despistagem rápida da Covid-19 (dois milhões de euros), o reforço das capacidades de diágnostico da Covid-19 (projeto Resaolab ; 1,5 milhão de euros) e, finalmente, o apoio de emergência aos hospitais da República Democrática do Congo (Promekin II), subvencionado com dois milhões de euros.
A AFD é uma instituição financeira pública que implementa uma política de desenvolvimento de França, para combater a pobreza e favorecer o desenvolvimento sustentável.
Presente em África, na Ásia, no Médio Oriente, na América Latina, nas Caraíbas e no Ultramarino, este estabelecimento público financia e acompanha projetos que melhoram as condições de vida das populações.
-0- PANA LAW/JSG/MAR/DD 24abril2020