Agência Panafricana de Notícias

França apoia justiça no Senegal

Dakar- Senegal (PANA) -- A secretária de Estado encarregue da Perspectiva e Desenvolvimento da Economia Numérica de França, Nathalie Kosciusko Morizet, anunciou quarta-feira à noite em Dakar que o Governo francês concedeu ao Senegal um bilião e 500 milhões de francos CFA (um dólar americano equivale a cerca de 400 francos CFA) para a construção de casas de justiça.
"Devido à importância da informação judicial, França desejou apoiar os Governos africanos a melhorar as bases de dados jurídicos, ajudando-os a conservar a informação jurídica em linha", declarou Nathalie Morizet no termo duma reunião com o ministro senegalês da Justiça, Moustapha Sourang.
Adiantou que o objectivo da sua visita ao Senegal é estudar o impacto das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como acelerador de desenvolvimento sob o ângulo de novas utilizações, em particular a internet móvel e a tomada em conta do desenvolvimento sustentável graças à utilização acrescida das TIC.
Segundo ela, o Senegal vai servir de modelo para os países da África Ocidental e a construção das casas de justiça deve permitir às populações mais pobres saber como reinvindicar os seus direitos.
"É graças ao acesso aos direitos a todos que se pode construir uma sociedade sem desigualdades sociais e a abertura dos gabinetes de informação da justiça deve permitir multiplicar a possibilidade de acesso à informação dos pobres e das pessoas mais pobres dos tribunais", sublinhou.
A secretária de Estado francesa vai aproveitar a sua estada no Senegal para se reunir com as principais personalidades políticas do país, com empresários, com responsáveis de ONG e com artistas, bem como com mulheres senegalesas.