Agência Panafricana de Notícias

França apoia esforços das Nações UNidas no Sara Ocidental

Paris, França (PANA) – França apoia os esforços do enviado especial das Nações Unidas no Sara Ocidental, Christopher Ross, para alcançar uma solução «política, realista e mutuamente aceitável pelas partes», declarou em Paris o porta-voz do Ministério francês dos Negócios Estrangeiros, Bernard Valero.

Falando durante um briefing com a imprensa, Bernard Valero afirmou segunda-feira que as discussões diretas entre Marrocos e a Frente Polisário, que terminaram sábado passado em Nova Iorque, criaram uma nova dinâmica no processo de negociação.

« Duas novas sessões de negociações informais já estão programadas em Janeiro e em Março de 2011 e as partes propuseram ideias concretas para avançar. A aceleração do ritmo das reuniões é um sinal encorajante », indicou o porta-voz do Quai d'Orsay.

Ele congratulou-se com a decisão de Marrocos e da Frente Polisário de autorizar a retomada do programa de visitas familiares aos refugiados organizadas via aérea sob a égide do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refuagiados (ACNUR).

Enquanto Marrocos defende o princípio duma autonomia da antiga colónia espanhola sob a soberania, a Frente Polisário, apoiada pela Argélia, exige a organização dum referendo para permitir às populações sarauís pronunciar-se sobre a independência total ou à dependência ao reino marroquino.

-0- PANA SEI/TBM/MAR/TON 21Dezembro2010