Agência Panafricana de Notícias

França apoia Nigéria na luta contra terrorismo

Lagos, Nigéria (PANA) – O ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Alain Juppé, terminou no fim de semana passado uma visita oficial de três dias à Nigéria durante a qual ele prometeu apoiar este país africano na luta contra o terrorismo.

A promessa feita pelo ministro francês durante uma reunião com o seu homólogo nigeriano, Olugbena Ashiru, em Abuja, a capital federal, intervém alguns dias após um atentado que fez dezenas de mortos e centenas de feridos numa série de ações coordenadas e perpetradas nos Estados de Yobe e de Borno, no norte do país, pelos insurgentes islamitas do grupo Boko Haram.

Alain Juppé condenou as atividades do Boko Haram e exprimiu a disponibilidade do Governo francês de cooperar com a Nigéria para se atacar aos problemas de segurança através da «partilha de informações e da formação » do pessoal de segurança.

Ele prometeu igualmente trabalhar para o reforço dos intercâmbios e dos investimentos entre França e a Nigéria, acrescentando que «vou encorajar os empresários e os investidores a vir à Nigéria".

« França é o quarto maior fornecedor da Nigéria e as nossas exportações aumentam 20 porcento anualmente. Além disso, França investe dois biliões de euros anualmente na Nigéria”, revelou Juppé.

O volume das trocas entre os dois países estimam-se atualmente em quatro biliões e 500 milhões de euros.

Alain Juppé reuniu-se igualmente com o Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, com que ele manteve "discussões muito construtivas" nos domínios da agricultura, da energia, da aviação e das minas.

O Presidente Jonathan agradeceu, por seu turno, o chefe de Estado francês, Nicolas Sarkozy, pelo seu apoio constante e pela sua amizade com a Nigéria e África antes de acrescentar que « este apoio e esta amizadade constante » ajudaram a Nigéria e a Comunidade Económica dos Estados da Africa Ocidental (CEDEAO) a restaurar a paz na Côte d´Ivoire.

O chfe da diplomacia francesa, que chegou à Nigéria proveniente da África do Sul, deixou Abuja sábado para França.

-0- PANA SEG/ASA/TBM/MAR/TON 14nov2011