Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A força francesa Barkhane anunciou nesta terça-feira ter neutralizado, no Níger, um líder de grupo do Estado Islâmico no Grande Sara (EIGS), durante uma operação militar.
"Durante esta operação, em estreita coordenação com autoridades nigerinas, a força Barkhane neutralizou Soumana Bura”, escreveu o Ministério francês das Forças Armadas, num comuniçado.
"Depois de localizado numa zona santuário do EIGS no norte da cidade de Tillaberi (oeste), e formalmente identificado, ele foi neutralizado por um raide aéreo. Um grupo de comandos foi depois transportado de helicóptero para reconhecer e revistar a zona do raide, de acordo com o comunicado, que sublinha que, no plano militar, esta neutralização conforta a estratégia militar executada desde a cimeira de Pau (França), em janeiro de 2020, sobre o Sanel.
A estratégia demonstra igualmente a "parceria de combate com os nossos aliados sahelianos e a manutenção de um ritmo operacional elevado que permite continuar a aniquilar elementos do Estado Islâmico no Grande Sara e da Mobilização para a Vitória do Islão e Muçulmanos (RVIM)”, precisa o texto.
"Esta neutralização permite em particular lutar contra a expansão do EIGS e impedí-lo de tomar o controlo de algumas partes das províncias das Três Fronteiras (Burkina Faso-Níger-Mali)”, lê-se no mesmo documento.
Soumana Biura dirigia um grupo de várias dezenas de combatentes ativos do EIGS, na zona de GoDer Gourou e Firo, no noroeste do Níger.
-0- PANA NTDD/JSG/SOC/FK/DD 21dez2021