França anuncia neutralizar 40 terroristas no norte do Benin
Cotonou Benin (PANA) - O Estado-Maior das Forças Armadas Francesas anunciou que seus elementos neutralizaram 40 terroristas na fronteira entre o Benin e o Burkina graçás à operação Barkhane.
"Um total de 40 terroristas foram domados", segundo um comunicado do Estado-Maior General das Forças Armadas Francesas, cuja cópia a PANA obteve.
"Na manhã de 10 de fevereiro corrente, depois de ter localizado e identificado uma primeira coluna de terroristas que circulava de motorizadas, um primeiro ataque aéreo foi lançado, em sintonia e coordenação permanente com autoridades burkinabes, com um drone de tipo REAPER. Quando a coluna acabava de penetrar no território burkinabe, uma dúzia de terroristas foram neutralizados e cinco motorizadas deles destruídas", lê-se na nota.
A intervenção de uma patrulha de caças de tipo Mirage 2000 empreendeu três novos raides aéreos contra grupos de terroristas próximo do local do primeiro ataque.
Durante esta ação, mais de 30 terroristas foram neutralizados, um pick-up e mais de uma dezena de motorizadas foram destruídas, acrescentou o documento.
Depois dos ataques no norte de Benin, a força Barkhane, alertada por seus parceiros beninenses e burkinabes, mobilizou-se, quinta-feira última, para localizar este grupo armado detetado pela primeira vez no território beninense.
Os ataques terroristas de 8 e 9 de fevereiro corrente fizeram oito mortos, incluindo um instrutor francês, e 12 feridos.
-0- PANA IT/IS/MAR/DD 13fevereiro2022