França anuncia cimeira quadripartita sobre Líbia
Tripoli, Líbia (PANA) – O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou a organização de uma nova cimeira a quatro, reunindo França, Turquia, Alemanha e Reino Unido, sobre a situação na Líbia, no primeiro trimestre de 2020, revelou sexta-feira o jornal líbio Al-Wassat.
Macron fez este anúncio no termo da cimeira da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), organizada na capital britânica, Londres.
Sobre o conteúdo dos protocolos de acordo assinados recentemente entre a Turquia e a Líbia, Macron sublinhou “a existência de várias questões objeto de diferendos entre a Turquia e França”, indicando, neste contexto , “a necessidade de continuar o diálogo entre os dois países”.
A última cimeira quadripartida sobre a Líbia reuniu, em Londres, a chanceler alemã, Angela Merkel; o Presidente francês, Emmanuel Macron; o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson; e o Presidente turco Recep Tayyip Erdogan.
O encontro emitiu uma declaração final que apoia o projeto do enviado da Organização das Nações Unidas (ONU) na Líbia, Ghassan Salamé, destinado a fazer avançar o processo político líbio, para pôr termo ao conflito no país.
A busca de uma solução à crise na Líbia figura no centro do Fórum Anual sobre o Mediterrâneo, organizado pelo Ministério italiano dos Negócios Estrangeiros na presença de Ghassan Salamé, do ministro líbio dos Negócios Estrangeiros, Mohamed Siala, e de vários chefes de diplomacia dos países mediterrânicos, cujos trabalhos arrancaram sexta-feira em Roma, na Itália.
Esta reunião de dois dias antecede um encontro preparatório à Conferência Internacional de Berlim sobre a Líbia, programado para 10 de dezembro corrente, visando reforçar as posições dos países que participam nesta conferência cujo objetivo é proclamar um cessar-fogo e relançar o processo político.
-0- PANA BY/BEH/MAR/IZ 06dez2019