Agência Panafricana de Notícias

França anuncia ajuda de 60 milhões de euros ao Sudão

Cartum, Sudão (PANA) – França comprometeu-se a desembolsar 60 milhões de euros sob forma de doação a favor do Governo sudanês, dos quais 15 milhões estarão imediatamente disponibilizados, as próximas duas semanas.

O anúncio foi feito segunda-feira pelo Presidente francês, Emmanuel Macron,  durante uma conferência de imprensa conjunta, no Palácio do Eliseu,em Paris, com o primeiro-ministro sudanês, Abdullah Hamdouk.

Macron declarou que França vai igualmente esforçar-se para persuadir o Governo norte-americano a retirar o Sudão da lista dos países que, segundo Washington, financia o terrorismo internacional, a fim de o Sudão normalizar as suas relações com as instituições económicas e financeiras internacionais.

O primeiro-ministro sudanês declarou que o levantamento das sanções económicas norte-americanas vai igualmente contribuir para o regresso das empresas e dos investidores franceses ao Sudão.

Macron disse ainda que o seu país vai trabalhar para a organização de uma conferência internacional de doadores para ajudar o Sudão a obter o apoio financeiro de que necessita, segundo a Agência Sudanesa de Notícias (SUNA).

De acordo com Macron, França vai apoiar as prioridades do Sudão a favor da paz, da estabilidade económica e da instalação de um sistema civil e democrático através  de eleições dentro de três anos, acrescentando que o seu país vai igualmente apoiar as organizações da sociedade civil e de jovens, no Sudão.

-0- PANA MO/VAO/ASA/BEH/SOC/FK/IZ 1out2019