Lyon, França (PANA) – O Presidente francês, Emmanuel Macron, vai acolher a 6ª Conferência de Reconstituição dos Recursos do Fundo Mundial de Luta contra a Sida, Tuberculose e Paludismo, em Lyon (França), de 09 e 10 de outubro, anunciaram os organizadores esta quarta-feira num comunicado.
A conferência tem por objetivo angariar pelo menos 14 biliões de dólares americanos, no período que vai de 2020 a 2022, para ajudar a salvar vidas, prevenir 234 milhões de infeções e erradicar as doenças visadas.
A reconstituição dos recursos do Fundo Mundial é essencial para ganhar o combate contra o paludismo, porque o Fundo representa mais de metade de todos os recursos externos e 44 por cento do total dos fundos disponíveis para a malária, indica o comunicado.
Nota contudo que o financiamento das intervenções ligadas ao paludismo padece de vastas lacunas nas zonas de risco elevado de paludismo como o Sahel, onde oito países se associaram recentemente para “eliminar a malária até 2030”.
Segundo o comunicado, para apoiar estes esforços, a Parceria Roll Back Malaria (RBM) para acabar com o paludismo organiza um evento paralelo, antes da abertura da conferência de Lyon, a decorrer sob o lema "Fundo Mundial, um Catalizador para a Eliminação Regional da Malária: Aplicar as Lições Apreendidas no Sahel”, a 9 de outubro próxmo, no Centro dos Congressos de Lyon.
-0- PANA MA/NFB/TBM/MAR/IZ 25set2019