França acolhe Fórum UNESCO-África-China sobre património mundial
Paris, França (PANA) – Um Fórum UNESCO-África-China sobre preservação do património mundial realizar-se-á segunda-feira próxima em Paris, soube a PANA de fonte oficial no local.
O encontro visa reforçar a cooperação entre as três partes na preservação do património mundial, abordar desafios ligados ao desenvolvimento sustentável nas zonas inscritas na lista em África e na China e encorajar a partilha de experiências, de acordo com a fonte.
Os debates versarão sobre a salvaguarda do património mundial, a legislação, a criação de empregos e a responsabilização dos jovens nas zonas do património mundial e mecanismos de proteção do património mundial e os esforços comuns para a conservação do mesmo em África e na China.
"Estas discussões têm por objetivo promover uma melhor representatividade das zonas africanas na Lista do Património Mundial, uma melhor gestão dos bens inscritos na Lista do Património Mundial em perigo e programas de trocas entre África e a China. Trata-se também de desenvolver projetos pilotos e pesquisas comuns”, indicou a agência onusina.
A reunião acolherá, de 3 a 4 de junho próximo, mais de 150 participantes, que trabalham nos setores da cultura, do ambiente e do desenvolvimento, professores universitários, gestores de zonas do património mundial e peritos em património provenientes de África, da China e da Europa.
Até ao momento, acrescentou a mesma fonte, 95 bens africanos foram recenseados na Lista do Património Mundial, ou seja menos de nove por cento dos bens inscritos.
As zonas africanas representam um terço dos bens inscritos na Lista do Património em perigo, enquanto a China possui 53.
-0- PANA BM/IS/SOC/FK/DD 30maio2019