Agência Panafricana de Notícias

França Telecom aumenta capital na operadora senegalesa Sonatel

Dakar- Senegal (PANA) -- O Estado do Senegal decidiu ceder 9,87 por cento das suas acções na empresa Sonatel, ou seja cerca de 137 biliões de francos CFA (267 milhões 677 mil 119 dólars americanos) a França Telecom, nos termos dum protocolo assinado quarta-feira entre as duas partes, indica uma nota oficial.
Segundo o documento do Ministério senegalês da Economia e Finanças transmitido quinta-feira à PANA, o capital da França Telecom vai assim passar dos actuais 42,3 por cento para 52,2 por cento, ao passo que o Estado do Senegal continuará a ser o segundo accionista da Sonatel com 17,28 por cento do capital.
O reforço da França Telecom no capital da Sonatel permitirá "melhor valorizar os activos da empresa, prosseguindo e ampliando a cooperação industrial e comercial entre a França Telecom e a Sonatel", garante o comunicado.
A mesma fonte sublinha que a Sonatel prosseguirá "o desenvolvimento dos serviços de alto débito fixo e móveis no Senegal e o lançamento de novas ofertas inovadoras no mercado, apoiando na perícia da investigação e no desenvolvimento da França Telecom mundialmente reconhecida".
Esta transacção arrecadará uma "receita excepcional de 200 biliões de francos CFA (400 milhões de dólares americanos) para o Estado senegalês, segundo a proposta feita na assembleia ordinária de quarta-feira.
Isto não terá uma incidência nas receitas orçamentais recorrentes do Estado provenientes da Sonatel, prossegue o comunicado, citando o ministro da Economia e Finanças do Senegal, Abdoulaye Diop.
Em paralelo a esta operação, a Sonatel previu utilizar 1,9 por cento das antigas acções flutuantes obtidas junto do Estado em Novembro de 2008 no quadro dum plano de acções gratuitas para reforçar as acções salariais, explica o comunicado.
Desde 1997, e mais recentemente sob a bandeira da marca Orange, o Grupo Sonatel desenvolveu-se no senegal, depois com êxito no Mali, na Guiné-Conakry e na Guiné-Bissau.
Primeira operadora de telefonia no Senegal, a Sonatel reivindica cerca três milhões 800 mil clientes no Senegal e três milhões 400 mil clientes nos países limítrofes.