França, Alemanha e Itália aceitam acolher 194 migrantes africanos
Bruxelas, Bélgica (PANA) – França, Alemanha e Itália deram o seu acordo para acolher os 194 migrantes africanos salvos ao largo da Líbia, anunciou quarta-feira à imprensa a ONG humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF).
Do total, 104 migrantes estavam no navio com pavilhão norueguês “Ocean Viking”, enquanto 90 outros foram salvos no mar pelo navio “Alan Kurdi”.
Os três países deram o seu acordo dois dias depois do apelo urgente lançado à União Europeia pela ONG para a designação de portos seguros para o desembarque dos migrantes africanos salvos no Mediterrâneo.
Segundo a MSF, um navio com 90 migrantes, entre os quais 41 crianças menores e duas mulheres grávidas, foi autorizadas a acostar no porto italiano de Pozzallo.
Uma vez desembarcados, os migrantes serão encaminhados para os três países europeus que aceitaram recebê-los.
O acolhimento deste navio permitirá que os navios humanitários não fiquem bloqueados no mar, durante várias semanas, sem a possibilidade de desembarcar os migrantes a bordo.
Estes migrantes fogem a Líbia, onde os combates continuam entre as tropas governamentais e a rebelião dirigida pelo marechal Khalifa Haftar, sediado em Benghazi (leste).
Na aproximação da data do Brexit, adiado de 31 de outubro de 2019 para 31 de janeiro de 2020, os passadores que operam na Líbia forçam os migrantes aflitos a subir em embarcações improvisadas em direção à Europa.
-0- PANA AK/JSG/MAR/IZ 31out2019