Agência Panafricana de Notícias

Fraca participação de estrangeiros nas eleições autárquicas em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – A Comissão de Recenseamento Eleitoral (CRE) do município da Praia, em Cabo Verde, revelou, quarta-feira, que apenas 762 indivíduos entre os milhares de estrangeiros residentes na capital cabo-verdiana estão inscritos nos cadernos eleitorais e habilitados a votar nas eleições autárquicas de 04 de setembro próximo.

Em declarações à agência cabo-verdiana de notícias (Inforpress), o presidente da Associação dos Guineenses Residentes em Cabo Verde (AGRCV), Fernando Baldé, considerou que se trata de um número que fica muito aquém do esperado.

Segundo ele, este número demonstra ainda que houve pouco interesse dos imigrantes em participar na vida política dos municípios onde residem, apesar de ter sido realizado um trabalho de sensibilização nessse sentido.

Fernando Baldé indicou que só no município da Praia, que alberga cerca de um quarto dos poucos mais de meio milhão do arquipélago, existem mais de dois mil Bissau-guineenses com autorização de residência e, por conseguinte, com direito a voto.

Porém, afirmou, muitos imigrantes legalizados "não sabiam que têm direito a votar nas eleições autárquicas em Cabo Verde".

Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que Cabo Verde tem pouco mais de 17 mil imigrantes, sendo a maior desses cidadãos oriundos da Guiné-Bissau (22,3%) e de São Tomé e Príncipe (20,9%), seguidos de Angola (13,1%), Senegal (9,9%) e Portugal (9,6%).

-0- PANA CS/IZ 11ago2016