Agência Panafricana de Notícias

Fraca afluência de eleitores no Níger

Niamey- Níger (PANA) -- A votação para as primeiras eleições legislativas da 6ª República no Níger começou terça-feira com uma fraca afluêcia dos eleitores em várias assembleias em Niamey, constatou a PANA.
Abertas desde às 8 horas (hora local), as assembleias de voto estão quase desertas, como a da escola Boukoki 2 no distrito 2 de Niamey, ou pouco animadas, como a da escola Balafon no distrito 3 de Niamey.
Um agente eleitoral do distrito 3 disse que excepto a fraca afluência dos eleitores esta manhã, as operações no seu conjunto decorrem normalmente e justificou a afluência pelas actividades diárias dos habitantes que esperam estar livres para cumprir com o seu dever de voto.
As eleições, que acontecem um pouco menos de três meses depois do referendo constitucional controverso de 4 de Agosto de 2009, decorrem sem a oposição reunida no seio da Coordenação das Forças para a Democracia e República (CFDR), que exorta os Nigerinos ao boicote do escrutínio.
A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que exigia o adiamento das eleições, suspendeu esta terça-feira o Níger, diante da rejeição do Governo do Presidente Mamadou Tanja de obedecer.
Cerca de seis milhões e 500 mil nigerinos inscritos na lista eleitoral votam para eleger os 143 deputados da primeira legislatura da 6ª República.