Fórum sobre Cooperação China-África arranca em Dakar
Dakar, Senegal (PANA) - O VIII Fórum de Cooperação China-África (FOCAC) arrancou segunda-feira, no Centro Internacional de Conferências Abdou Diouf, em Diamniadio, arredores de Dakar, capital do Senegal, revelou a Agência Senegalesa de Notícias (APS).
A reunião decorre por videoconferência sob a co-presidência do chefe de Estado senegalês, Macky Sall, e do seu homólogo, chinês Xi Jinping.
A conferência conta com a participação dos Presidentes da República Democrática do Congo (RDC), do Egito, das Comores, da África do Sul, da Comissão da União Africana e do Secretário-Geral das Nações Unidas.
O FOCAC tem como tema "Aprofundamento da Parceria China-África e Promoção do Desenvolvimento Sustentável para Construir uma Comunidade Futura Compartilhada entre a China e a África na Nova Era".
Vários ministros de países africanos, além do Conselheiro de Estado e Ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, também participam no encontro.
Na terça-feira, uma reunião a portas fechadas está agendada entre Wang Yi Wang Wentao e ministros africanos, no quadro da Oitava Conferência Ministerial do FOCAC.
A cerimónia de encerramento terá lugar às 20 horas, seguida por uma conferência de imprensa com ministros chineses e senegaleses.
O Fórum de Cooperação China-África (FOCAC), estabelecido em 2000, é uma plataforma para o diálogo político no âmbito da cooperação Sul-Sul e um mecanismo de cooperação entre a China e a África baseado no princípio da igualdade e benefícios mútuos.
A oitava Conferência Ministerial do Fórum de Cooperação China-África adotará quatro documentos, incluindo um plano de ação para o período 2022-2024.
-0- PANA-APS BHC/ASG/JSG/SOC/MAR/IZ 29nov2021