Fórum regional no Zimbabwe adota declaração sobre década da ONU
Victoria Falls, Zimbabwe (PANA) - Após três dias de trabalho, o Sexto Fórum Regional Africano para o Desenvolvimento Sustentável (FRADD) terminou, em Victoria Falls, Zimbabwe, com a adoção pelos participantes de uma "Declaração sobre a Década de Ação e Realizações das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável em África".
Lembrando e reafirmando a declaração política da Cimeira sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, realizada em setembro último, em Nova Iorque, que proclamou a década de 2020 como a de ação para alcançar os objetivos preconizados, os participantes comprometeram-se a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a implementar a Agenda 2063.
Através da sua Declaração, eles "instaram todos os países africanos a reverem urgentemente os quadros de implementação do Programa 2030 e da Agenda 2063, a alinharem os seus planos nacionais de desenvolvimento com os princípios de ambos os programas e a lançarem programas e projetos para implementar os 10 compromissos de ação definidos na declaração política da Cimeira sobre os ODS".
A declaração apela a todos os países africanos para desenvolverem e implementarem estratégias nacionais de apoio à década de ação, centradas no homem inclusivas e integradas nos seus planos nacionais de desenvolvimento e processos orçamentais.
Pretende-se reforçar os mecanismos de mobilização de recursos a nível nacional, utilizando ao mesmo tempo uma mobilização judiciosa dos recursos destinados ao financiamento dos dois programas.
Convocado pela Comissão Económica para África (ECA) e seus parceiros, o Fórum, no qual participaram cerca de dois mil participantes, teve como objetivo identificar e avaliar as lacunas, as áreas menos desenvolvidas, os desafios e as oportunidades associadas à implementação dos ODS, em África.
-0- PANA IT/DIM/IZ 02março2020