Fórum recomenda desenvolvimento de roteiro estratégico para apoiar descentralização na Líbia
Tripoli, Líbia (PANA) - Os participantes no primeiro Fórum de Governação Local, na Líbia, foram chamados segunda-feira, no final dos trabalhos, a desenvolver um roteiro estratégico para apoiar a descentralização, no país, a curto e médio prazos.
Nas suas recomendações, os participantes, de acordo com uma declaração emitida pelo Ministério das Autarquias da Líbia, terça-feira, deliberaram sobre a necessidade de "redobrar de esforços para integrar os resultados do Fórum, incluindo os desafios, as prioridades e as opções políticas, e combiná-los para alcançar uma descentralização bem-sucedida no país".
Intitulado "Desenvolver uma Abordagem Estratégica para a Governação Local na Líbia", o Fórum foi encerrado na noite de segunda-feira, em Túnis, Tunísia, com a participação de mais de 75 personalidades.
Os participantes representaram o Conselho Presidencial, o Alto Comité para a Transferência de Competências do Ministério das Autarquias, os Ministérios do Planeamento, da Economia e Indústria, das Finanças, do Trabalho, da Saúde e das prefeituras de várias cidades líbias.
Representantes da sociedade civil, do mundo académico e da comunidade internacional, incluindo o Banco Mundial, o PNUD, a USAID, a Fundação Alemã para a Cooperação Internacional, a União Europeia, o Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido e o Reino dos Países Baixos, também participaram no Fórum.
O Fórum, que começou sábado, foi supervisionado por um membro do Conselho Presidencial do Governo de Unidade Nacional, pelo presidente do Alto Comité para a Transferência de Poderes, Mohamed al-Ammari Zayed, e pelo Ministro das Autarquias, Milad al-Taher.
Através desta reunião, o Governo de Unidade Nacional pretende estabelecer verdadeiras parcerias que ajudarão a ativar a governação local e a fazer da descentralização na Líbia um êxito.
-0- PANA BY/TBM/CJB/IZ 18set2019