Agência Panafricana de Notícias

Fórum para Revolução Verde em África decorre em Maputo

Maputo, Moçambique (PANA) - O Fórum para a Revolução Verde em África (AGRF) arrancou quarta-feira em Maputo na presença de mais de 150 altas personalidades e peritos, constatou-se no local.

Entre os participantes figuram chefes de Estado, ministros, produtores, empresários, representantes de Organizações Não Governamentais (ONG) e científicos.

O Fórum, organizado pela Aliança para a Revolução Verde em África (AGRA) e por organizações parcerias, vai abordar o "aumento e o financiamento inclusivo do agro-business graças às parcerias frutuosas publico-privada".

O AGRA anunciou que, nos próximos dois anos, delegados vão trabalhar em sinergia numa série de ateliês estruturados para identificar os modelos que permitam inserir os pequenos produtores na cadeia dos valores agrícolas e concentrar-se na elaboração de novos modelos de financiamento que vão estimular o crescimento.

O Fórum, que decorre dez anos depois da assinatura, por 40 países africanos, convidados pela União Africana (UA), da Declaração de Maputo sobre a Agricultura e Segurança Alimentar e no quadro da qual se comprometeram a consagrar pelo menos dez porcento dos seus orçamentos nacionais ao desenvolvimento da agricultura, oferece a ocasião de avaliar os progressos realizados durante esta década passada.

O AGRF é uma iniciativa que visa agrupar chefes de Estado africanos, ministros, produtores, empresários representantes de ONG e científicos, entre outros atores, para abordar e elaborar planos concretos de investimentos a fim de realizar a revolução verde em África.

O Fórum salienta a promoção dos investimentos e a política de apoio para levar bem a cabo a produção agrícola e aumentar os rendimentos para os produtores africanos no respeito pelo ambiente.

A AGRA, que organiza o Fórum, é uma parceria dinâmica que opera em África para ajudar os pequenos produtores e as suas famílias a saírem da pobreza e da fome.

-0- PANA SEG/ASA/TBM/IBA/MAR/DD 06set2013