Fórum internacional sobre pan-africanismo abre em Abidjan
Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) - Um fórum internacional sobre identidades e pan-africanismo na perspetiva da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA) abriu esta quinta-feira, em Abidjan, capital económica da Côte d'Ivoire, constatou a PANA no local.
O evento de 48 horas tem como lema principal "entre cedências identitárias e pan-africanismo, que perspetivas para a Zona de Comércio Livre Continental Africana?".
Os painéis do encontro serão moderados por ministros dos países da África Ocidental, analistas políticos e económicos, representantes de organizações internacionais, académicos, jornalistas e responsáveis de estruturas especializadas.
Estão programadas sete comunicações que girarão em torno de temas como micronacionalismo, xenofobia, franco CFA e o conceito de "ivoirité".
A palestra inaugural foi proferida pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação do Burkina Faso sobre o tema "Zona de Comércio Livre Continental Africana, uma resposta relevante aos problemas contemporâneos de África".
A ZCLCA, adotada em março de 2018, em Kigali, entrará na sua fase operacional, a partir de 1 de janeiro de 2020. É um projeto em que os decisores, os operadores económicos e as populações depositam muitas esperanças para uma integração africana.
O fórum é uma iniciativa do jornal Fraternité Matin e do Grupo de Editores da Imprensa Pública da África Ocidental (Geppao).
-0- PANA JU/TBM/DIM/IZ 19dez2019