Última Hora

Agência Panafricana de Notícias

Fórum internacional sobre futebol realiza-se em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - Um fórum internacional sobre futebol com o objetivo de recolher subsídios visando dar novos rumos dos clubes cabo-verdianos face aos novos desafios, fundamentalmente, nas vertentes da formação, auto-sustentabilidade e internacionalização, terá lugar na cidade da Praia a partir de quarta-feira, soube-se de fonte segura na capital cabo-verdiana.

O evento, organizado pelo Sporting Clube da Praia (SCP), será constituído por quatro painéis: “A importância dos clubes no processo de desenvolvimento do futebol nacional”, “O papel do estado no financiamento do futebol de formação”, “A comunicação social: que papel no desenvolvimento do futebol” e “A profissionalização do futebol na África: os desafios da sustentabilidade”.

O fórum contará, entre outras, com a presença do antigo presidente da direção do clube francês Olímpico de Marselha (2004-2009), Pape Diouf, anunciou durante uma conferência de imprensa o presidente do SCP, Paulo Veiga.

“Pape Diouf ostenta uma vasta experiência do mundo do futebol e é uma personalidade de grande prestígio internacional, cuja estada entre nós muito contribuirá para o futebol nacional, através da partilha com os nossos dirigentes, do seu rico conhecimento sobre o futebol”, disse.

Nascido no Tchad de pais senegaleses, Pape Diouf emigrou aos 18 anos para França, onde começou a sua carreira como jornalista desportivo e foi agente de jogadores.

Em 2004, Pape Diouf passou a ser presidente do Olímpico de Marselha, um dos principais clubes e várias vezes campeão de França.

Depois de deixar o clube em 2009, ele criou em Marselha uma escola de jornalismo e comunicação e atualmente é comentarista no Canal Plus Africa e conferencista sobre futebol na Europa e em África.

Pape Diouf, que vai estar em Cabo Verde entre os dias 3 a 8 de agosto, irá tambéem visitar infraestruturas desportivas, como o Estádio Nacional, e encontrar-se com entidades oficiais, nomeadamente a ministra da Educação e Desporto, Fernanda Marques, e os presidentes das Câmaras da Praia, Ulisses Correia e Silva, e do Sal, Jorge Figueiredo.

-0- PANA CS/TON 04agosto2015