Fórum internacional pede reforço de legislação sobre cibersegurança
Niamey, Níger (PANA) - Um Fórum Internacional sobre Segurança e Saúde no Trabalho (FISST) recomendou, quinta-feira, aos Estados africanos o reforço da legislação sobre cibersegurança e proteção de dados pessoais nas empresas.
Organizado conjuntamente pelo Afrik PrEvent, pelo Centro de Medicina do Trabalho do Níger (CMT-Níger) e pela a associação da Sociedade Nigerina de Medicina do Trabalho (SONIMET), este fórum tem por objetivos oferecer uma plataforma de intercâmbio sobre o tema da segurança e saúde no trabalho.
O encontro reúne os agentes económicos que desejam empenhar-se numa abordagem destinada a promover a gestão dos riscos no local de trabalho e favorecer o intercâmbio de experiências entre os agentes económicos.
No termo dos seus trabalhos, os especialistas fizeram várias recomendações, em particular, o desenvolvimento nas empresas de uma sinergia de ações para a implementação e disseminação da abordagem de prevenção, produtividade e desenvolvimento sustentável, a consideração da problemática da gestão de riscos psicossociais nas políticas e programas de prevenção corporativa.
Ao encerrar os trabalhos do fórum, o diretor-geral da Caixa Nacional de Segurança Social do Níger encorajou os participantes a fecharem as suas fileiras num contexto económico e social global difícil, porque "é importante que nos unamos para sermos uma fonte de criatividade e engenhosidade ao serviço da segurança e saúde no trabalho".
Uma moção especial de agradecimento foi dirigida às autoridades nigerinas pelo seu "compromisso" com todas as partes interessadas na saúde e segurança do trabalho e pelo seu "apoio e orientação" que contribuíram para o sucesso desta reunião.
-0- PANA SA/IS/CJB/IZ 20set2019