Fórum de Diálogo Político inter-líbio suspenso em Túnis
Túnis, Tunísia (PANA) - A chefe da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), Stephanie Williams, anunciou, domingo à noite, a suspensão do Fórum de Diálogo Político Direto Inter-líbio que decorria, há uma semana, em Túnis.
A suspensão deveu-se a um bloqueio, nomeadamente, sobre nomes de personalidades aque vão dirigir a Líbia durante o período transitório que precede as eleições gerais, segundo Stephanie Williams.
Em conferência de imprensa em Gammarth, nos arredores de Túnis, Stephanie Williams declarou que as discussões retomarão virtualmente na próxima semana, através dum aplicativo chamado Zoom sobre os nomes propostos para cargos de direção.
De acordo com o roteiro submetido aos 75 participantes no fórum de Túnis, estes últimos deviam entender-se sobre os nomes dum presidente do Conselho Presidencial e dos seus dois adjuntos, e o do primeiro-ministro que deverá dirigir um Governo unificado durante 18 meses.
"Não é numa semana que podemos resolver problemas de 10 anos de conflitos”, cinsiderou a responsável onusina.
Em resposta a uma pergunta, ela negou que os bloqueios tivesse, a ver com pressões externas.
Absteve-se de falar num fracasso mas afirmou que a sessão do Fórum de Túnis ganhou “importantes conquistas.”
Citou o entendimento dos participantes sobre a data das eleições gerais, marcadas para 24 de dezembro de 2021, coincidindo com o aniversário da Líbia.
Também mencionou um futuro sistema político, que consiste numa composição e nas atribuições do Conselho Presidencial e do Governo, bem como no papel da juventude e das mulheres nas estruturas do poder executivo interino.
-0- PANA BB/JSG/FK/DD 16nov2020