Fórum de Diálogo Inter-líbio começa em Túnis
Túnis, Tunísia (PANA) – Os trabalhos do Fórum de Diálogo Político Inter-líbio iniciaram-se nesta segunda-feira, em Túnis, na presença do Presidente tunisino, Kaïs Saïed.
Presenciado igualmente pela representante especial interina do Secretário-Geral das Nações Unidas, Stephanie Williams, e por 75 personalidades líbias, o encontro visa elaborar um roteiro que ponha termo à crise líbia.
O Fórum do Diálogo Político Inter-líbio de Túnis, que vai dura seis dias, vai culminar num roteiro político cujo objetivo principal é fixar uma data para a realização de eleições, num futuro próximo, antes de nomear uma nova autoridade executiva encarregue de administrar esta transição.
Este roteiro representa o único meio, para os Líbios, de restaurarem a soberania do seu país e exercerem o seu direito de eleger seus líderes, de acordo com observadores.
Estes mesmos observadores afirmam que o Fórum é "uma última oportunidade" para os Líbios resolverem a sua crise e colocar o seu país na via da reconstrução, da estabilidade, da paz e do desenvolvimento.
Vários delegados que representam a Câmara dos Representantes (Parlamento), o Alto Conselho de Estado, personalidades políticas e diversos horizontes sócio-profissionais participam neste encontro em Túnis.
Os trabalhos realizam-se no quadro das medidas de precaução que visam prevenir a propagação do coronavírus, enquanto alguns responsáveis e pessoas interessadas pelos casos líbios assistem por videoconferência.
-0- PANA BY/JSG/FK/DD 9nov2020