Diamniadio, Senegal (PANA) – A sexta edição do Fórum Internacional de Dakar sobre a Paz e Segurança em África arrancou esta segunda-feira, em Diamniadio, a cerca de 40 quilómetros a leste da capital senegalesa, diante do chefe de Estado mauritano, Mohamed Ould Cheikh Ghhazouani, como convidado de honra.
A cerimónia de abertura deste encontro anual de dois dias decorreu igualmente na presença do primeiro-ministro francês, Edouard Philippe.
Outras personalidades, como o antigo Presidente do Burundi e alto representante da União Africana (UA) para o Mali, Pierre Buyoya; o vice-ministro parlamentar do Japão, Shinishi Nakatani; bem como os ministros franceses dos Negócios Estrangeiros, Jean-Yves Ledrian, e das Forças Armadas, Florence Parly, participam igualmente.
O Fórum, que tem por tema « Paz e Segurança em África: os Desafios Atuais do Multilateralismo”, agrupa chefes dos Estados-Maiores das Forças Armadas de vários países e peritos em matérias de segurança.
É organizado pelo Ministério senegalês dos Negócios Estrangeiros e Senegaleses do Exterior com o apoio do Ministério francês das Forças Armadas.
O Fórum de Dakar foi instituído em dezembro de 2013, em Paris, durante uma cimeira França-África sobre a Luta contra o Terrorismo.
Os seus organizadores afirmam tratar-se de um encontro “informal cujas conclusões não serão submetidas a ninguém”.
-0- PANA AAS/JSG/MAR/IZ 18nov2019