Dar es Salaam, Tanzânia (PANA) – Várias regiões costeiras da Tanzânia serão afetadas por fortes chuvas, nos próximos dias, que poderão ter um impacto devastador, advertiu sexta-feira a Agência Meteorológica Nacional.
Este alerta abrange particularmente as regiões de Dar es Salaam, Coast e Tanga e a ilha de Pemba, onde há riscos de inundações.
"Dois ciclones ameaçam o Oceano Índico e poderão ter um impacto no país”, anunciou a Agência Tanzaniana de Meteorologia (TMA), no seu site web.
A agência adverte ainda que os dois ciclones poderão abalar várias localidades na costa leste-africana do Oceano Índico.
Adverte contra os riscos de epidemia de doenças transmissíveis, destruição das infraestruturas, inundações e perturbação dos serviços de transporte.
Outras regiões que também poderão ser afetadas são, nomeadamente, as do noroeste de Kagera, Geita, Mwanza, Simiyu e Mara, bem como Rukwa, Katavi, Mbeya, Songwe, Iringa, Njombe e Rvuma nos altos planaltos do sul.
A Tanzânia é vítima de fenómenos meteorológicos extremos que afetaram outros países da sub-região leste-africana.
As fortes chuvas deslocaram dezenas de milhares de pessoas na Somália, submergiram cidades no Sudão do Sul e mataram várias pessoas em inundações súbitas e deslizamentos de terras, no Quénia e na Etiópia.
-0- PANA EBM/MA/NFB/JSG/MAR/IZ 06dez2019