Agência Panafricana de Notícias

Forte resistência de soldados pró-Kadafi nas ruas de Sirtes

Tripoli, Líbia (PANA) - Fortes combates de rua opuseram, quarta-feira, em Sirtes (cerca de 450 quilómetros a leste de Tripoli), combatentes do Conselho Nacional de Transição (CNT) aos Batalhões fiéis a Muamar Kadafi (ex-líder líbio deposto em agosto último), na sequência do assalto lançado contra este último bastião.

Segundo informações provenientes desta frente, apesar das séries de ataques aéreos efetuados pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) contra as posições dos soldados pró-Kadafi, estes deram prova de uma rude resistência, fazendo vários mortos e feridos nas fileiras das forças do CNT.

Emboscados nos tetos de edifícios, os apoiantes de Kadafi causaram avultadas baixas entre os combatentes do CNT, segundo um comandante militar, impedindo assim uma progressão signigicativa destes no terreno.

Contudo, os responsáveis militares do CNT estão otimistas quanto a uma "vitória irreversível" diante dos Kadafistas, indicando que se trata duma questão de dias para tomar o controlo total desta cidade, depois da retomada, terça-feira última, de Gasr Bouhadi, aldeia natal de Muamar Kadafi, situada a cerca de 20 quilómetros ao sul de Sirtes.

-0-PANA BY/SSB/IBA/MAR/DD 05outubro2011