Agência Panafricana de Notícias

Forte delegação da CEDEAO no Mali para pôr termo à rebelião no norte

Bamako, Mali (PANA) - Uma forte delegação da Comissão da Comunidade económica dos Estdos da África Ocidental (CEDEAO) encontra-se em Bamako desde quinta-feira última para tentar dialogar com o Governo e rebeldes a fim de pôr termo aos combates no norte do país, que fizeram diversos mortos e lmilhares de exilados.

Durante a sua estada no Mali, a delegação, chefiada pelo presidente da COmissão da CEDEAO, Kadré Désiré Ouedraogo, vai manter encontro com as partes em conflito para as levar a fazerem a paz e porem termo aos confrontos que obrigaram 195 mil pessoas a abandonar as suas casas, segundo as cifras da Organização das Nações Unidas (ONU).

Os combates começaram nos meados de janeiro último, quando os rebeldes tuaregues, maioritariamente regressados da Líbia onde apoiavam o regime de Kadafi (líder líbio derrubado a 23 de agosto de 2011), lançaram uma vasta ofensiva para apoiar a sua reivindicação de longa data que é a autonomia do norte do Mali.

Desde então, os rebeldes atacam diversas cidades da região e obrigam as populações a fugirem para os países vizinhos, como o Níger, a Mauritânia e o Burkina Faso.

Em fevereiro último, a CEDEAO enviou igualmente uma missão humanitária ao Mali a fim de avaliar a situação neste país na sequência do início desta rebelião.

Na sequência desta missão, o Conselho de Mediação e Segurança da CEDEAO aprovou o desembolso de três milhões de dólares americanos para oferecer uma ajuda humanitária às vítimas da crise alimentar e dos ataques rebeldes na região sahelo-sariana da África Ocidental.

O Presidente da Comissão da CEDEAO deve retornar a esta região na próxima semana para entregar os fundos disponibilizados.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/CJB 16mar2012