Agência Panafricana de Notícias

Forças somalís abatem chefe de Al-Qaeda na África Oriental

Nairobi, Quénia (PANA) – As forças somalís terão abatido o presumível chefe da Al-Qaeda na África Oriental, Fazul Abdullah, durante uma troca de tiros num posto rodoviário, noticiou sábado o diário privado queniano "Daily Nation", citando uma fonte policial.

Cidadão comoriano, Fazul Abdullah estava na lista das pessoas procuradas pelo Gabinete Federal de Investigação (FBI) dos Estados Unidos pela sua participação nos atentados de 1998 contra as Embaixadas americanas em Nairobi, no Quénia, e em Dar-es-Salaam, na Tanzânia, que fizeram 250 mortos.

As autoridades quenianas suspeitavam-no igualmente de ter planificado o atentado contra turistas israelitas que estavam num hotel de Mombassa, no Quénia, fazendo 15 mortos.

Uma fonte próxima das forças de segurança indicou sábado que as autoridades somalís e responsáveis da Missão da União Africana verificavam a identidade das vítimas do tiroteio no posto rodoviário.

O Daily Nation revela que o tiroteio teve lugar quarta-feira passada e que as autoridades somalís tinham transmitido a notícia da morte de Fazul às forças de segurança quenianas.

Várias tentativas da unidade anti-terrorista da Polícia queniana para deter Fazul tinham fracassado em 2009 depois do anúncio da sua chegada a Mombasa para tratamento médico.

-0- PANA AO/MA/FJG/AAS/SOC/MAR/TON 12junho2011