Forças governamentais líbias desmentem perda de avião em Trípoli
Trípoli, Líbia (PANA) - As forças fiéis ao Governo Nacional de Acordo (GNA), na Líbia, desmentiram alegações de que um dos seus aviões tivesse sido abatido, precisando que não dispõem do tipo de avião em causa.
"Esta não é a primeira falsa pretensão, pois anteriormente foi anunciado que teria sido abatido um outro avião e e que havia a presença de pilotos estrangeiros", declarou o porta-voz militar do GNA, coronel Mohamed Guenouno, num comunicado de imprensa distribuído terça-feira.
O coronel Guenouno reagia a uma declaração do Comando Geral do autoproclamado Exército Nacional Líbio (LNA), indicando ter derrubado um avião de combate do GNA.
O porta-voz associou o anúncio do avião abatido à atual digressão europeia do presidente do Conselho Presidencial do GNA, Fayez al-Sarraj, e à publicação de um relatório secreto de especialistas da ONU, dando conta do envolvimento dos Emirados Árabes Unidos no apoio à rebelião militar com aviões e o bombardeamento de Trípoli, em ataques com mísseis terra-ar.
O LNA anunciou terça-feira ter derrubado um caça pertencente às forças do GNA e capturado o seu piloto, no sul da cidade de Trípoli.
O avião teria sido abatido quando atacava posições em Wadi al-Hira, entre as cidades de Aziziyah e Gharyane, ao sul de Trípoli, segundo a Divisão de Informações Militares do Comando Geral do LNA.
As fotos divulgadas nas redes sociais mostram um homem do tipo ocidental, com uma cara ensanguentada, vestido de aviador e sentado numa cadeira rodeada de soldados do LNA.
-0- PANA BY/DIM/IZ 08maio2019