Addis Abeba, Etiópia (PANA) - As forças governamentais etíopes anunciaram quinta-feira a retomada da cidade histórica de Lalibela e o seu aeroporto internacional, enquanto os combates contra os rebeldes se intensificam.
Lalibela alberga atualmente as Rock-Hewn Churches (igrejas da rocha) classificadas como património mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
De acordo com a Agência Etíope de Notícias (ENA), a reconquista deste território constitui o resultado "de uma ofensiva levada a cabo contra o inimigo sob a liderança do primeiro-ministro Abiy Ahmed, que é igualmente o comandante-em-chefe das Forças Armadas”.
"As Forças Nacionais de Defesa Etíopes, a Força Especial Amhara, as milícias e o grupo Fano estão a progredir para controlar a cidade de Sekota”, indica o Governo.
A ENA acrescenta que o Comando das Operações de Emergência declarou recolher obrigatório nas zonas retomadas das mãos da Frente Popular de Libertação de Tigré (FPLT) que afirma estar a avançar para a capital etíope.
O recolher obrigatório vai das 18:00 horas locais às seis de madrugada “a fim de restabelecer a paz e segurança.
-0- PANA MA/NFB/JSG/SOC/FK/IZ 02dez2021