Forças etíopes retomam mais cidades
Addis Abeba, Etiópia (PANA) - O Governo etíope anunciou que as forças de segurança lideradas pelo primeiro-ministro Abyi Ahmed libertaram a histórica cidade de Dessia e a industrial de Kombolecha ocupadas pela Frente Popular para a Libertação de Tigré (FPLT).
O Serviço de Comunicação Oficial do Governo indicou segunda-feira que a coligação das forças de segurança também libertou Bati, Qersa, Gerba e Dega, na frente oriental, e assumiu o controlo do distrito de Qalu, na frente de Harbu.
"A FPLT cometeu massacres hediondos contra civis durante a ocupação de terras nas regiões de Amhara e Afar, na Etiópia", refere A Agência Etíope de Notícias citando o mesmo serviço.
De acordo com Selamawit Kassa, ministro de Estado dos Serviços de Comunicação do Governo, além de massacres anteriores cometidos em várias localidades nas regiões de Amhara e Afra, “grupos terroristas massacraram recentemente civis nas linhas de frente de Gashena e Shoa”.
“Foram encontradas valas comuns nestas áreas”, disse, acrescentando que os crimes horríveis cometidos pelo grupo terrorista nestas áreas constituem claramente um genocídio.
Ela apelou à comunidade internacional para descobrir a verdadeira face da FPLT e apelou a investigações independentes sobre estes crimes.
“Este grupo terrorista cometeu massacres de civis e até foram encontradas valas comuns. Esses crimes hediondos cometidos pelo grupo devem ser investigados e o mundo deve saber a verdade ”, disse Selamawit.
Ela disse que a FPLT causou danos significativos a bens culturais.
-0- PANA MA/NFB/JSG/SOC/MAR/IZ 07dez2021