Agência Panafricana de Notícias

Forças de segurança cercam sede de partido da oposição no Togo

Lomé- Togo (PANA) -- As forças de segurança cercaram segunda-feira em Lomé a sede da União das Forças da Mudança (UFC), cujo candidato, Jean-Pierre Fabre, reivindica a vitória nas eleições presidenciais de quinta-feira passada.
Até às 14h30 (hora local), a zona era ainda patrulhada pelas forças da ordem para impedir qualquer tentativa de manifestações dos militantes e simpatizantes do candidato da UFC.
Chegado ao local ao meio do dia, Jean-Pierre Fabre foi impedido de entrar na sede do seu partido, mas ele conseguiu fazê-lo graças à pressão da multidão agrupada na via.
Falando à imprensa, ele sublinhou a sua determinação a defender a sua "vitória", denunciando "a perseguição" dos militantes da UFC e dos cinco partidos agrupados na Frente Republicana para a Alternância e Mudança (FRAC) que apoiaram a sua candidatura.
Na sexta-feira passada, Jean-Pierre Fabre declarou-se vencedor do escrutínio que decorreu na véspera com calma na presença de numerosos observadores nacionais e internacionais incluindo, da União Africana (UA) e da União Europeia (UE).
Segundo os resultados oficiais provisórios publicados sábado pela Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI), o Presidente cessante, Faure Gnassingbé, foi reeleito com 61 por cento dos sufrágios.