Agência Panafricana de Notícias

Forças da ordem líbias protegem Embaixada dos Estados Unidos em Tripoli

Tripoli, Líbia (PANA) - As forças da ordem líbias estabeleceram um cordão de segurança para proteger a Embaixada dos Estados Unidos em Tripoli, encerrando todas as ruas que conduzem à representação diplomática americana, constatou a PANA no local.

Esta medida de segurança acontece após o ataque perpetrado contra o Consulado dos Estados Unidos em Benghazi, a segunda cidade da Líbia, situada no nordeste do país, matando o embaixador americano e três outros funcionários da missão diplomática.

Em Benghazi, os assaltantes incendiaram o edifício do Consulado, queimaram veículos 4x4 e destruíram bens encontrados no local, segundo as imagens divulgadas na Internet.

A projeção nos Estados Unidos de um filme supostamente blasfematório do Islão terá alegadamente provocado este ataque atribuído a Salafistas.

Por intermédio da porta-voz da Secretaria de Estado, Victoria Noland, os Estados Unidos condenaram firmemente o ataque perpetrado contra o seu Consulado

Ela indicou, num comunicado, que diplomatas americanos, em colaboração com oficiais líbios, estão a trabalhar para garantir a segurança do edifício.

A projeção do filme descrito como blasfematório do Islão e o ataque contra o Consulado americano em Benghazi coincidiram com a celebração do 11º aniversário dos ataques terrorista de 11 de setembro de 2011, nos Estados Unidos.

-0- PANA AD/IN/JSG/MAR/IZ 12set2012