Agência Panafricana de Notícias

Forças da UA infligem pesadas baixas a movimento islamita Al Shabaab fora de Mogadíscio

Addis Abeba, Etiópia (PANA) – As tropas da Missão da União Africana na Somália (AMISOM) retomaram sexta-feira última duas novas posições fora da capital somalí, Mogadíscio, após uma batalha violenta contra o movimento islamita Al Shabaab num esforço sustentado para controlar pontos estratégicos na Somália.

Os responsáveis da AMISOM disseram ter conseguido no mesmo dia consolidar as suas posições nas zonas do norte de Mogadíscio.

"As nossas tropas combateram corajosamente e atingiram o seu objetivo de manter a segurança na fronteira do norte da cidade", disse um responsável da UA.

O Presidente somalí, Sharif Ahmed, felicitou os combatentes da UA pela sua coragem no combate e pelo sucesso obtido sexta-feira, considerando estas operações militares como uma "façanha" que marca uma vitória obtida pelo exército nacional e pela AMISOM.

”Felicito os homens e as mulheres no seio das forças militares, polícias e da inteligência que consagraram as suas vidas a libertar esta grande nação da tirania dos extremistas", regozijou-se o Presidente Sharif.

Dois soldados da AMISOM ficaram feridos durante os combates, indica-se.

-0- PANA AO/SEG/ASA/AAS/SOC/CJB/DD 21jan2012