Agência Panafricana de Notícias

Forças armadas adversas advertem comercialização de crude na Líbia fora de circuitos habituais

Tripoli, Líbia (PANA) - Fajr Libya, forças armadas opostas ao Governo reconhecido na Libia, advertiram de qualquer tentativa de explorar o crude líbio fora dos circuitos habituais, prometendo medidas militares para controlar portos e instalações de exploração petrolífera.

O porta-voz das forças aliadas ao Governo adverso de Tripoli, indicou que qualquer tentativa de vender o petróleo, contornando o Banco Central e a Companhia Nacional de Petróleo, será combatida por uma ação militar.

Porem, o chefe do Governo interino líbio, Abdallah Al-Theni, anunciou a intenção do seu Governo de comercializar o petróleo e abrir uma conta bancária no estrangeiro para depositar receitas.

Existe dois Governos paralelos na Líbia, apoiados cada um por uma aliança de ex-combatentes que derrubaram o ex-lider líbio Muamar Kadafi, em agosto de 2011, após 42 anos de poder absoluto.

Atualmente, os dois Governos disputam o controlo das cidades e dos portos petrolíferos.

As forças armadas líbias leais ao Governo do primeiro-ministro Abdallah al-Theni, reconhecido pela comunidade internacional, controlam os principais campos petroleiros de Ras Lanouf e al-Sedra, no leste do país.

-0- PANA BY/TBM/MAR/DD 09abril2015