Agência Panafricana de Notícias

Força Área adquire novos aviões para reforçar segurança de espaço aéreo de Angola

Luanda, Angola (PANA) - A Força Aérea Nacional (FANA) deverá adquirir, até ao primeiro trimestre de 2016, novos aviões militares para reforçar a segurança do espaço aéreo nacional disse, neste fim de semana, em Luanda, o seu comandante-geral, o general Francisco Lopes Gonçalves Afonso.

Intervindo na cerimónia de assinatura dum acordo de coordenação civil-militar dos Serviços de Trafego Aéreo entre a Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA) e a Força Aérea Nacional (FANA), o general Francisco Afonso adiantou que, com a aquisição das novas aeronaves, sem às especificar que não especificar, a sua jurisdição vai exercer melhor a sua atividade.

Esclareceu que, apesar de o Instituto Nacional de Aviação Civil (INAVIC) ser o órgão reitor da aviação civil em Angola, se acontecer algo ligado à segurança nacional, “cabe à Força Aérea intervir, enquanto Forças Armadas”.

Reconheceu que, diante da nova realidade, a Força Aérea vai vigiar mais o espaço aéreo nacional, realizar mais voos, e que a zona territorial marítima será mais sobrevoada e vigiada, entre outras missões, graças aos novos aparelhos.

O comandante fez ainda referência à cooperação existente com o INAVIC e com outras entidades que garantem a operacionalidade de voos no país, sublinhando ao mesmo tempo a necessidade de formação constante dos quadros, atendendo à evolução técnica e tecnológica do setor da aviação a nível mundial.

O documento hoje rubricado, no Terminal Aéreo Militar, estabelece políticas para melhor controlo e gestão do espaço aéreo angolano em consonância com a Política Nacional da Aviação Civil, com preceitos de defesa e segurança, bem como com as normas e procedimentos recomendados pela Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO).

-0- PANA DD/DD 12set2015