Agência Panafricana de Notícias

Força multinacional controla base estratégica de Boko Haram entre Nigéria e Níger

Abuja, Nigéria (PANA) – A Força Multinacional Operacional Inter-exércitos (MNJTF) anunciou ter tomado e ocupado Damasak, uma cidade fronteiriça entre a Nigéria e a República do Níger, um dos últimos batiões dos terroristas de Boko Haram.

O chefe militar responsável pela informação pública e porta-voz da MNJTF, o coronel Muhammad Dole, declarou num breve comunicado recebido sexta-feira que as tropas multinacionais combateram igualmente os terroristas nas aldeias vizinhas.

O coronel Dole declarou que « na continuidade da operação de limpeza das cidades e aldeias pela MNJTF. as tropas do setor 4 em Diffa, na República do Níger, conseguiram limpar a aldeia de Sure, tomando e ocupando a cidade de Damasak esta sexta-feira por volta das dez horas ».

Também informou que as forças coligadas se coordenam para estabilizar as imediações da zona e que penetraram na cidade com o apoio aéreo aproximado numa operação combinada das forças aérea dos Estados da MNJTF .

A MNJTF é uma formação multinacional combinada, composta maioritariamente por unidades militares do Benin, dos Camarões, do Tchad, do Níger e da Nigéria, sediada em N´Djamena, a capital tchadiana, com o objetivo de pôr termo à insurreição da seita islamita Boko Haram.

-0- PANA MON/VAO/MTA/BEH/SOC/DD 30julho2016