Agência Panafricana de Notícias

Força internacional instalada brevemente no Mali

Bruxelas, Bélgica (PANA) – Uma força conjunta da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), da União Africana (UA) e da Organização das Nações Unidas (ONU) vai ser brevemente instalada no Mali para apoiar o Governo de transição, soube a PANA quarta-feira de fonte oficial.

O Presidente da Côte d’Ivoire e em exercício da CEDEAO, Alassane Ouattara, informou a União Europeia (UE) sobre as próximas etapas do processo de transição no Mali, incluindo preparativos para instalar a força conjunta neste país dividido em dois após a proclamação da independência da parte norte pelo Movimento Nacional de Libertação de Azawad (MNLA).

Segundo um comunicado distribuído à imprensa na capital belga, Bruxelas, a UE saúda a perspetiva do regresso à ordem constitucional no Mali, exprimindo o seu « apoio total » aos esforços da CEDEAO para resolver pacificamente a crise política neste país.

A UE saúda, em particular, « a mensagem clara » enviada pela CEDEAO aos rebeldes do norte de que «a independência não é uma opção ».

Sublinha que ela atribui «um interesse vital » à segurança, à estabilidade e ao desenvolvimento de toda a região do Sahel, sobretudo que graves penúrias alimentares afetam milhões de pessoas na região.

-0- PANA AK/TBM/FK/IZ 11abril2012